O Projeto




Programa Recicle Ideias
Compromisso socioambiental
Editora da Universidade Federal Fluminense
Apresentação

A Editora da Universidade Federal Fluminense aderiu às iniciativas de conservação do meio ambiente, adotando embalagens ecologicamente corretas, promovendo coleta seletiva de seu lixo e, principalmente, incluindo em seus processos de trabalho medidas de economia de recursos materiais e de energia. Por outro lado, promove o replantio de árvores da Mata Atlântica em áreas degradadas, visando à neutralização das emissões de carbono decorrentes da produção de seus livros. Por conta dessas ações, iniciadas com o lançamento do Recicle Ideias, em 2008, Eduff tornou-se a primeira editora brasileira a receber o selo Carbono Zero, conferido pela Oscip Prima – Mata Atlântica e Sustentabilidade.

Justificativa
A proteção ambiental representa um dos principais desafios da humanidade. O esgotamento dos recursos naturais e o aquecimento global são algumas das preocupações relacionadas ao tema, para as quais governos, empresas e entidades começam a propor novos modos de relacionamento e produção, seja por programas educacionais, seja por força de lei. Quem se adiantar e adotar medidas alternativas conquistará a simpatia da opinião pública, cada vez mais sensível ao engajamento ambiental das empresas. Em especial, por ser entidade educacional e pública, a editora carrega a responsabilidade de retornar à sociedade o investimento nela depositado por meio de impostos, tornando-se exemplo e campo de experimentação. 

Ações estratégicas

Papel de presente
Saem os sacos laminados para embrulho de presente nas livrarias da Eduff. Em seu lugar, entram sacos de papel kraft, dobrados e com a aplicação de fita e selo criado pela assessoria de comunicação da editora.

Sacolas de papel
Adiantando-se aos debates com relação ao projeto de lei que prevê a substituição de sacos plásticos de estabelecimentos comerciais por sacolas com materiais reutilizáveis, a editora passou a adotar as sacolas de papel. 

Sacolas ecológicas
Seguindo a moda das sacolas reaproveitáveis, a editora lança três linhas de bolsas: ecológica natural (juta), universitária/feminina e universitária/pensadores (lona). Esta última homenageia, em sua primeira edição, Machado de Assis e Mário Quintana.

Caixas de papelão
Na embalagem para envio de livros pelos Correios, passou-se a usar caixa de papelão padronizada e papel reaproveitado, abolindo-se o emprego de plástico bolha ou outro material de difícil decomposição.

Livros da Coleção Biblioteca Eduff
A Editora já trabalha com papel reciclado, utilizado na coleção Biblioteca Eduff, formada por títulos selecionados em edital. Da coleção, fazem parte 22 obras até o momento. 

Papel Certificado
A partir de 2008, apenas gráficas que comprovem a utilização de papel certificado (produzidos em harmonia com o meio ambiente) podem participar dos pregões para impressão dos livros da editora. 

Sequestro de carbono
Em busca da auto-sustentabilidade, a editora promove o replantio de áreas degradadas às margens dos rios Caximbau, no campus do Colégio Técnico-Agrícola Nilo Peçanha, no Município de Pinheiral, e Pomba, em Santo Antônio de Pádua, no Estado do Rio de Janeiro. O cálculo da área a ser reflorestada leva em conta não apenas o papel utilizado nas provas de impressão dos livros, mas também energia elétrica, água, material de escritório e outros insumos consumidos no dia-a-dia da Eduff. 

Coleta seletiva
A editora passou a separar o lixo reciclável – principalmente papel –, recolhido periodicamente para doação ao programa de Coleta Seletiva de Lixo, coordenado pelo professor Emílio Maciel, em São Francisco. 

Mudança de atitude
As ações acima ganham sentido quando toda a equipe da editora toma consciência da importância da reciclagem e da economia de recursos naturais para a manutenção do planeta. Mais do que tudo, faz-se necessária mudança de atitudes. Assim, o projeto Recicle Ideias inclui a participação dos funcionários, a partir de propostas apresentadas em reunião interna realizada há alguns anos. Retornaremos de onde paramos, incrementando as ações com um curso de capacitação ministrado pelo professor Dácio Vivas, coordenador do Programa Ambiental da Escola de Extensão da UFF, distribuindo cartilha explicativa e criando novas peças de incentivo e sinalização interna.

Certificadora
O programa de redução de emissão e sequestro de carbono é monitorado pela PRIMA, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), certificadora validada pela Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) e pelo Projeto BECE (Bolsa Brasileira de Commoditties Ambientais).

Apoiadores
Fundação Euclides da Cunha
Colégio Técnico-Agrícola Nilo Peçanha
Laboratório Horto-Viveiro da UFF
Programa Ambiental/CEG
Escola de Extensão/PROEX
Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro
Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário